História da IPR Jd Belval


Na década de 70, havia na rua Nilo Peçanha do Jardim Belval, um pequeno ponto de pregação na casa do pastor José Fidélis, pai do irmão Erci. Não haviam muitos adultos, na verdade, de adultos havia apenas a esposa do pastor e ele. Os participantes desse ponto de pregação eram apenas crianças, e muitas crianças. Algumas delas nós conhecemos: Néia Alvarenga (10 anos), Daniel Alvarenga (12 anos) e Edna Alvarenga (14 anos).
Após um tempo de culto, o pastor José Fidélis resolveu presentear o ministério da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil com um pequeno salão e seu terreno, situado na Rua Governador Adhemar de Barros, 45, onde situa-se a Igreja até hoje. Os cultos do ponto de pregação passaram a ser realizados no recém ganho salãozinho, que agora passava a ser uma Congregação, em 1976, sob a responsabilidade do 1º Pastor, José Fidélis.
Nos anos 70, ainda sob responsabilidade do Pastor José Fidélis e sua esposa, irmã Nazaré, as crianças que deram início a esta obra conduziram os irmãos aos seus pais, a quem o pastor José Fidélis fez o convite para cooperarem com o recém aberto trabalho. Eles aceitaram e, desta forma, constituíram a 1ª família da Igreja: José Alvarenga e Maria Viturino com seus filhos, Néia, Daniel e Edna.
Logo depois, com bastante trabalho e oração, chegaram mais algumas famílias para compor essa igreja tão cheia de crianças, entre elas destacamos alguns irmãos bem conhecidos; Valdomiro e seus pais, Erotides Cardoso e José Inácio; o irmão Palmiro e Margarida; irmã Andréia e seus filhos, Carlos, Odair, Simone, Alexandre e Fernando; irmã Anísia; irmã Júlia: e muitos outros.
Após o pastor José Fidélis, a Igreja recebeu seu 2º Pastor, Henguistemberg.  Este pastor e sua família trabalharam nesta obra por uns dois anos. Durante esses anos foram realizados muitos culto nos lares, e um ponto de pregação foi fixado na casa da nossa irmã Anísia, onde muitos receberam a Cristo como salvador, entre eles o irmão Miguel e sua esposa Sivalda, que permaneceram firmes na igreja e muito contribuíram para esta obra. Neste tempo vieram também para fazer parte desta família a irmã Isabel e a irmã Toninha Rossi juntamente com suas famílias (as duas cooperam hoje em nossa congregação em Itapevi.)
Depois veio o Presbítero Alberto, sua esposa e filhos, este foi o 3º pastor desta obra. Os irmãos desta época se lembram muito bem de sua dedicação e esforço, pois, apesar de ter muita dificuldade para chegar à igreja com seu Opala Azul que vivia cheio de lama, nunca desistia. Seu trabalho também se destacava pelo esforço evangelístico, tanto com os cultos ao ar livre como na entrega de folhetos. Este pastor também se esforçou muito pela salvação das famílias. Eram tempos difíceis, poucos membros, muita lama, mas muito amor pelas pessoas.
Na década de 80, a igreja ficou sob a responsabilidade do Presbítero Miguel. Este presbítero marcou a vida de nossa irmã Luzia Pires, que em 1982 chegou a nossa igreja. Quando ela chegou, ele a cumprimentou e disse que agora ela seria da Renovada, e não mais uma afastada dos caminhos do Senhor. O filho da irmã Luzia encontrava-se muito enfermo, com Hepatite A, e o presbítero Miguel e a igreja oraram por ele, e Deus o curou milagrosamente.
Ainda com a ajuda do Presbítero Miguel a igreja recebeu seu 5º pastor, o Pastor Joel Bitencourt e sua esposa Graça. Neste período a igreja cresceu bastante e teve até coral. Na década de 80 a igreja ainda era muito rígida com relação aos usos e costumes, e isso era empecilho para alguns, mas não para todos. Segundo relato da irmã Luzia “Passamos muitas lutas aqui na igreja, eram poucos os irmãos na época, dava para contar, mas existia muita união e muita coragem para enfrentar o que fosse acontecer.” Os irmãos realizaram muitos cultos nos lares e ao ar livre, muitas visitas, muitos evangelismos, muitas consagrações e muitas vigílias. Muitas pessoas entravam endemoninhadas, doentes e com vícios, e a todos o Senhor Jesus libertava. A igreja foi assaltada e perdeu seu único microfone e guitarra, e sem dinheiro para comprar outros, ficou sem eles por um tempo, até que Deus providenciou a compra novamente, mas isso não os impediu de adorar a Deus. Os irmãos oravam por instrumentos e músicos com muita fé, mesmo não vendo nada por muito tempo. Havia muita disposição em trabalhar pelo reino de Deus e por sua igreja.
A igreja recebeu então o Pastor Valdeci Gonçalves, seu 6º pastor, que por motivo de trabalho ficou pouco tempo, mas no tempo que ficou foi muito amado pela igreja e também deixou frutos. Nesse período a rua da igreja começou a ser asfaltada.
Veio então o Pastor João, o 7º pastor desta igreja, e sua esposa, irmã Shirley. A igreja cresceu muito no tempo dele, era também um pastor muito amado e zeloso com a obra. Ele e sua esposa gostavam de surpreender os membros com suas serenatas nas janelas, durante a madrugada. Algumas das famílias que vieram para Cristo neste período foram a do nosso irmão Diácono José Joaquim, Diácono José Marciano e a família do Diácono Ariel, também recebemos a irmã Piedade, que só veria a salvação do seu esposo alguns anos depois, o Pastor Pedro Lourenço. Mas um dia, vindo de um congresso com os pastores Valdeci e Josias, o carro despencou numa ribanceira muito alta, o pastor Josias e o pastor Valdeci não se machucaram muito, mas o pastor João ficou internado muito tempo. Depois, quando teve alta, ficou muitos meses em cima de uma cama na sua casa. A igreja o visitou e orou muito por ele, até que voltou à igreja, mas sua saúde não cooperava muito, então decidiu ir morar com sua família em Nova Odessa, e a igreja sentiu muito, e muitos se foram.
Mas, como diz o hino oficial de nossa igreja, “ninguém detém, é obra santa”, a igreja recebeu seu 8º pastor, o Pastor Helvécio de Paula, conhecido carinhosamente como Paulinho (em 1991) e sua família, irmã Ana e seus filhos, Natanael e Paulinho. Voltou então a crescer e até os que haviam saído, retornaram, para a glória de Deus. A Igreja cresceu tanto e recebeu tantos tocadores que durante um tempo teve revezamento entre eles. A profecia do início da igreja se cumpria, a igreja cresceu e encheu, apesar de todas as tentativas do nosso inimigo. E foi nessa época que a congregação passou a ser a 2ª Igreja Presbiteriana Renovada de Barueri, em 1993, ou seja, se emancipou institucionalmente. Começou também a frutificar, abrindo seu primeiro ponto de pregação, no Engenho Novo. A igreja contava com muitos jovens, muitas irmãs e muitas crianças. Muitos congressos grandes aconteceram nessa época, e famílias que ainda hoje permanecem conosco chegaram; irmã Vilma; irmão Sansão; Pastor Pedro Lourenço; Ricardo Cruz e família, Irmã Ione e Família, Damaris e Luiz com sua família, Presb. Adriano e família, Jocelma e Diácono Luizinho, Presb. Toni e família, Diácono Gilson e família, Diaconisa Neusa e seus filhos, entre muitos outros. O pastor Paulinho ampliou o templo da igreja e também economizou dinheiro para a compra do terreno da casa pastoral, mas não chegou a compra-lo, pois ele também se foi.
O pastor que o sucedeu, Pastor Sérgio Dourado (em 2004) foi nosso 9º pastor, e teve a oportunidade de comprar o terreno que fica atrás da igreja para ampliá-la. Já orávamos por essa compra, e como tínhamos o dinheiro economizado pelo pastor Paulo, o investimos na ampliação da Igreja. A igreja ganhou então mais salas, uma cozinha e banheiros maiores. Esse pastor marcou por sua participação assídua no Ensino Bíblico, tanto na Escola Bíblica Dominical como nos cultos de domingo a noite. Ele sempre pregava contra o pecado, e nos advertia quanto ao preço alto pago por Cristo na cruz para que andássemos em santidade. Sua família também era muito querida, irmã Maeve, que organizou novamente nossa Escola Bíblica Dominical e suas filhas. Neste curto tempo em que esteve conosco abriu dois pontos de pregação em Itapevi, no Jardim Vitápolis. Neste período também, nossa igreja enviou as primeiras seminaristas para estudarem a Palavra de Deus no Seminário Vale da Bênção, Carolina e Tâmara.
Depois do pastor Sérgio foi a vez do nosso atual pastor, o Pastor Valter Gonçalves (em 2006). Ele e sua família já pastoreavam no Pq. Viana quando foram convidados para esta obra. A igreja estava muito abalada pela mudança de pastor, como sempre ocorre, mas haviam muitos dispostos a ajudarem-no e trabalharem pela renovação da igreja. Como podemos observar, a igreja tem crescido e se fortalecido no Senhor. O pastor Valter tem sido usado pelo Senhor, de maneira simples e profunda, para nos dirigir biblicamente nas questões do nosso cotidiano. Durante o tempo que já está conosco o pastor se preocupou com o acabamento da igreja e ampliação das construções. Nós ganhamos uma cozinha bem organizada e um salão para confraternização nos fundos da igreja. As salas para EBD estão construídas e em breve receberão acabamento. O pastor Valter tem o desejo de servir a comunidade local com projetos sociais, o que nós cremos ser também a vontade de Deus. Neste período mais seminaristas foram estudar a Palavra do Senhor, o Presbítero Ezequiel e o Diácono Natal. Nestes últimos anos o pastor tem servido a igreja com amor, fazendo muitas visitas e se dispondo às necessidades dos irmãos. A igreja tem investido também na Escola Bíblica Dominical (EBD) e gerou seu primeiro Pastor (que vinha trabalhando na congregação de Itapevi), o pastor Pedro Lourenço.
OBS. Texto escrito por Carolina Santos a partir de relatos dos irmãos Valdomiro, Luzia Pires, Néia Alvarenga e Pastor Valter Gonçalves