quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Homem de Deus

O homem de Deus disse: "Não posso ir com você, nem posso comer pão ou beber água neste lugar. A palavra do Senhor deu-me esta ordem: ‘Não coma pão nem beba água lá, nem volte pelo mesmo caminho por onde você foi’ ".


O profeta idoso respondeu: "Eu também sou profeta como você. E um anjo me disse por ordem do Senhor: ‘Faça-o voltar com você para a sua casa para que coma pão e beba água’ ". Mas ele estava mentindo.  1 Reis 13:16-18

Li este texto hoje, e como sempre acontece quando o leio – fiquei preocupada.
O capítulo 13 inteiro irá contar brevemente sobre um homem de Deus, tão breve que não sabemos nem seu nome. Deus o envia a Jeroboão para corrigi-lo, e quando Jeroboão quer prendê-lo seu braço fica paralisado. Jeroboão pede a este homem de Deus que interceda por ele a fim de que seu braço volte ao normal, e o homem de Deus assim o faz. Jeroboão, apesar de ouvir o que ouviu e ver o que viu (o poder de Deus em seu próprio corpo), não muda de atitude.

Na sequencia o texto começa a falar de um profeta idoso, que também não tem nome, mas que ouviu falar desses fatos e ficou muito interessado em conhecer esse homem de Deus que viera de Judá para corrigir Jeroboão, e que demonstrara poder de Deus.  O texto não diz muito quais eram as verdadeiras intenções desse profeta, mas eu fiquei pensando em duas hipóteses: 1- Ele queria muito conversar com um homem de Deus, afinal, estava vivendo sob o domínio de Jeroboão e distante de Judá e da Arca do Senhor, além disso, não ia mais ao Templo adorar, pois Jeroboão havia construído um bezerro para que eles adorassem. Poderia ser saudade de ouvir um homem de Deus de verdade. Ou; 2- queria testar o homem de Deus.

Seja qual for a intenção – a bíblia diz que ele mentiu ao homem de Deus, e, por isso, o homem de Deus acabou morrendo drasticamente (um leão o atacou) e longe de casa.
Temos neste trecho um homem de Deus, que ouviu o que Deus lhe disse e obedeceu. Saiu de sua casa e foi para Judá, com autoridade e ousadia falou a palavra de Deus contra o Rei. Deus dera uma ordem para que ele não parasse naquela terra, que não comesse nem bebesse nada lá. Mas, já tendo cumprido sua missão, o homem de Deus foi enganado por um profeta idoso. Este engano lhe custou a vida!!

Por que será que este homem de Deus acreditou nas palavras do profeta idoso? Seriam seus cabelos brancos?  Estava ele com fome e sede? 
Ou... Por que ele achou que o Deus que falara diretamente a ele, agora enviaria recado por outro? Por que ele não consultou novamente a Deus? Por que não colocou a prova a “nova profecia”?

Este homem de Deus é semelhante a mim e a você!!
Deus fala conosco, nos dá ordens expressas, nos corrige, nos direciona.. fala pessoalmente conosco..

Mas, por algum motivo (desejar o que não é a vontade de Deus, cansaço, pressa...), nós damos ouvidos a outros – que intencionalmente ou não – nos enganam dizendo que estão falando em nome de Deus!
CUIDADO COM OS PROFETAS!!! Você é um homem ou uma mulher de Deus, por isso, pode OUVIR Deus falar diretamente com você!! Prove as profecias!! Não “abrace” tudo que lhe falam em nome de Deus – nem sempre Deus está nas profecias! Ele usa profetas.. mas tem muito profeta usando Deus!!

A consequência é só sua!! O homem de Deus morreu.
Que Deus os abençoe ricamente e nos lembre desta palavra toda vez que alguém profetizar a nós alguma coisa!! Sendo boa ou ruim – provaremos no fogo do Espírito Santo! Oraremos e pediremos confirmações!!

Em Cristo,
Carol

Nenhum comentário:

Postar um comentário